terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Escova de Dentes

Origem

A primeira escova de dentes foi usada na China, em 1498. Os seus filamentos eram feitos com pêlos de porco. Mais tarde, estes foram substituídos por pêlos de cavalo.
A escova de dentes mais antiga da Europa, que data de 300 anos atrás, é feita de osso e foi descoberta durante escavações arqueológicas num antigo hospital municipal de Minden, na Alemanha. Os 19 buracos destinados a inserir os pêlos de porco que funcionavam como filamentos são visíveis ainda hoje.

Escova de dentes

A escova de dentes é um utensílio utilizado na higiene oral:
  • Promove, em conjunto com a pasta de dentes, a limpeza, a protecção e uma maior durabilidade dos dentes. Recomenda-se utilizá-la sempre após as refeições para a manutenção de uma boa dentição. Já estão disponíveis no mercado escovas automatizadas que diminuem o nosso esforço físico na hora da escovagem, garantindo uma maior comodidade no procedimento. Porém, ainda é bastante comum a utilização da escova manual.

A escova de dentes ideal

A maior parte dos dentistas concorda que as escovas médias são mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. De preferência, a escova deve ter também a cabeça pequena, para poder mais facilmente alcançar todas áreas da boca, como por exemplo, os dentes posteriores.
No caso das crianças, são recomendadas as escovas de filamentos macias, cabo moldado e poucas concavidades. Por isso, é fundamental ter um bom critério na hora da aquisição de uma escova tendo em vista a variedade de modelos disponíveis.

Como escovar os dentes

Uma escovagem adequada e feita regularmente poderá poupar-lhe de vários problemas na ida ao dentista.

Como devemos fazer?
1. Escovar primeiro as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos dentes inferiores;
2. Escovar as superfícies internas dos dentes superiores e, depois dos inferiores;
3. A seguir, escovar as superfícies de mastigação;
4. Escovar também a língua, local onde muitas bactérias e restos de alimentos ficam alojados;
5. É importante usar a pasta de dentes quando fizer a escovagem (mas lembrar sempre que se deve enxaguar diversas vezes a boca para remover qualquer excesso). Actualmente, existe uma grande variedade de produtos feitos especialmente para combater cáries, gengivite, tártaro, manchas e sensibilidade (problemas dentários).



Aos pais

Crianças com menos de 12 anos devem utilizar, ao escovar os dentes, apenas uma fracção (é recomendável utilizar o mínimo possível) da quantidade de creme dental utilizada por adultos, pois estas possuem dificuldade de cuspir e enxaguar a boca para remover o excesso. O excesso de flúor acarreta fluorose, que pode ocasionar manchas, má formação do esmalte ou ainda perda dos dentes (além de problemas sistémicos).
Aconselha-se a mudança de escova de dentes a cada dois ou três meses, ou quando os filamentos estiverem gastos ou deformados. É também importante trocar de escova depois de um gripe, para diminuir o risco de uma nova infecção, por meio dos germes que aderem aos filamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário