segunda-feira, 2 de março de 2009

Flúor

Existem, varias formas de fazer chegar o flúor às populações, por exemplo, através de comprimidos de flúor que se dão às crianças desde que nascem até aos 12 anos de idade e, segundo os estudos mais recentes, também às grávidas a partir do 5º mês de gravidez.Estamos a falar do chamado Flúor Sistémico, isto é, flúor que é ingerido.De facto, Os dentes de cada um de nós começam a sua formação por volta do 5º mês de vida intra-uterina e terminam por volta dos 12 anos de idade. É certo que aos 12 anos ainda não nasceram todos os dentes, mas realmente todas as coroas dos dentes já estão formadas embora alguns dentes ainda não tenha rompido.



Depois dessa idade o flúor ingerido não irá influenciar mais os dentes. Depois dos 12 anos de idade a única forma de fazer com que o flúor continue a proteger os dentes é através do contacto directo do flúor com os dentes o que pode ser feito, por exemplo, com o uso de dentífricos que contenham flúor. Hoje em dia a maior parte dos dentífricos modernos têm flúor na sua composição.



Neste caso estamos a falar do Flúor Tópico.



Convém salientar que uma criança que esteja a tomar comprimidos de flúor pode usar com toda a segurança um dentífrico com flúor pois não existe qualquer risco de excesso de flúor, mesmo que a criança possa engolir algum dentífrico.



Nas crianças e adultos com dentes muito frágeis é recomendável que o Médico Dentista ou o Higienista façam Aplicações Tópicas de Flúor regularmente. Este tratamento preventivo consiste na aplicação de um gel especial com altas concentrações de flúor cuja venda está interdita ao público.



Uma última nota relativa à água da torneira: se em sua casa utiliza água proveniente de furo é recomendável que a mande analisar pois poderá conter doses excessivas de flúor (superiores a 1 ppm), e quanto mais profundo for o furo maior é o risco de tal acontecer.


Algumas águas de fontes termais apresentam também valores elevados de flúor sendo por isso impróprias para consumo diário nas crianças e nas grávidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário