oço.Os alimentos deste grupo são excelentes fornecedores de energia. São ricos em hidratos de carbono que originam a glicose (importante para o nosso organismo quando realizamos actividades que exigem energia). Como não existem reservas desta substância, é ideal o consumo destes produtos a todas as refeições.
Este alimentos, sobretudo os cereais e seus derivados, são também ricos em fibras alimentares, vitaminas, ferro e magnésio.
Os cereais e derivados
Os cereai
s são sementes ou grãos das plantas com forma de espiga, como por exemplo, o trigo, o arroz, o milho, a cevada, a aveia, etc. Apesar de alguns serem habitualmente consumidos em grãos (arroz, por exemplo), outros são consumidos mais frequentemente como farinha, como é o caso do trigo e seus derivados, como o pão.Tubérculos
Os tubérculos são as raízes mais grossas de certas plantas, onde se encontram as reservas energéticas, send
o assim muito úteis do ponto de vista nutricional. Os tubérculos utilizados na alimentação são muito diversos. Apesar de a batata ter um papel privilegiado, em grande parte do mundo, em algumas regiões a mandioca ou o inhame são também muito utilizados.O principal papel da batata é o seu conteúdo em amido, mas também uma pequena percentagem de proteínas, além de vitamina C e magnésio.
- Pão (50g)
- 1 fatia de broa (70g)
- 1,5 batata (tamanho médio) (125g)
- 5 colheres de sopa de cereais de pequeno-almoço (35g)
- 6 bolachas (35g)
- 2 colheres de sopa de arroz/massa crús (35g)
- 2 colheres de sopa de arroz/massa cozinhados (110g)
Sem comentários:
Enviar um comentário