quarta-feira, 18 de março de 2009

Cereais, derivados e tubérculos


Este é o maior sector da Roda dos Alimentos. Neles estão incluídos a batata e todos o cereais e derivados, como o pão, a massa, o arroz e os cereais de pequeno-almoço.
Os alimentos deste grupo são excelentes fornecedores de energia. São ricos em hidratos de carbono que originam a glicose (importante para o nosso organismo quando realizamos actividades que exigem energia). Como não existem reservas desta substância, é ideal o consumo destes produtos a todas as refeições.
Este alimentos, sobretudo os cereais e seus derivados, são também ricos em fibras alimentares, vitaminas, ferro e magnésio.


Os cereais e derivados
Os cereais são sementes ou grãos das plantas com forma de espiga, como por exemplo, o trigo, o arroz, o milho, a cevada, a aveia, etc. Apesar de alguns serem habitualmente consumidos em grãos (arroz, por exemplo), outros são consumidos mais frequentemente como farinha, como é o caso do trigo e seus derivados, como o pão.



Tubérculos
Os tubérculos são as raízes mais grossas de certas plantas, onde se encontram as reservas energéticas, sendo assim muito úteis do ponto de vista nutricional. Os tubérculos utilizados na alimentação são muito diversos. Apesar de a batata ter um papel privilegiado, em grande parte do mundo, em algumas regiões a mandioca ou o inhame são também muito utilizados.
O principal papel da batata é o seu conteúdo em amido, mas também uma pequena percentagem de proteínas, além de vitamina C e magnésio.





Porções diárias recomendadas
  • Pão (50g)
  • 1 fatia de broa (70g)
  • 1,5 batata (tamanho médio) (125g)
  • 5 colheres de sopa de cereais de pequeno-almoço (35g)
  • 6 bolachas (35g)
  • 2 colheres de sopa de arroz/massa crús (35g)
  • 2 colheres de sopa de arroz/massa cozinhados (110g)

Sem comentários:

Enviar um comentário