quarta-feira, 18 de março de 2009

Cereais, derivados e tubérculos


Este é o maior sector da Roda dos Alimentos. Neles estão incluídos a batata e todos o cereais e derivados, como o pão, a massa, o arroz e os cereais de pequeno-almoço.
Os alimentos deste grupo são excelentes fornecedores de energia. São ricos em hidratos de carbono que originam a glicose (importante para o nosso organismo quando realizamos actividades que exigem energia). Como não existem reservas desta substância, é ideal o consumo destes produtos a todas as refeições.
Este alimentos, sobretudo os cereais e seus derivados, são também ricos em fibras alimentares, vitaminas, ferro e magnésio.


Os cereais e derivados
Os cereais são sementes ou grãos das plantas com forma de espiga, como por exemplo, o trigo, o arroz, o milho, a cevada, a aveia, etc. Apesar de alguns serem habitualmente consumidos em grãos (arroz, por exemplo), outros são consumidos mais frequentemente como farinha, como é o caso do trigo e seus derivados, como o pão.



Tubérculos
Os tubérculos são as raízes mais grossas de certas plantas, onde se encontram as reservas energéticas, sendo assim muito úteis do ponto de vista nutricional. Os tubérculos utilizados na alimentação são muito diversos. Apesar de a batata ter um papel privilegiado, em grande parte do mundo, em algumas regiões a mandioca ou o inhame são também muito utilizados.
O principal papel da batata é o seu conteúdo em amido, mas também uma pequena percentagem de proteínas, além de vitamina C e magnésio.





Porções diárias recomendadas
  • Pão (50g)
  • 1 fatia de broa (70g)
  • 1,5 batata (tamanho médio) (125g)
  • 5 colheres de sopa de cereais de pequeno-almoço (35g)
  • 6 bolachas (35g)
  • 2 colheres de sopa de arroz/massa crús (35g)
  • 2 colheres de sopa de arroz/massa cozinhados (110g)

sexta-feira, 13 de março de 2009

Cárie Dentária




O que é a cárie?
Por mais cuidado que tenhamos com a nossa higiene oral diária, existem sempre certas doenças que acabam mais tarde ou mais cedo por aparecer na nossa boca. Uma dessas doenças designa-se por cárie. A cárie é a doença que destrói o dente, através de bactérias que se criam na nossa boca, bactérias essas que transformam os restos alimentares em ácidos que atacam os tecidos mineralizados do dente.

Modo de identificar uma cárie
Uma cárie é facilmente identificável se repararmos que temos nas cavidades dos nossos dentes pequenas manchas escuras. Mas um bom diagnóstico acerca de uma cárie é feito apenas por um médico dentista ou por um higienista. Também é possível esse reconhecimento se começarmos a sentir de leves a dores muito intensas, que vão enfraquecendo o dente até à própria “morte”.

É possível prevenir o aparecimento das cáries?

Se os tratamentos de cáries já avançadas têm tantas contrariedades, a prevenção é extraordinariamente simples, consistindo apenas em escovar os dentes 3 ou no mínimo 2 vezes por dia. Um hábito que também ajuda os já referidos é bochechar ocasionalmente com um elixir aconselhado por um dentista (elixir esse que apenas complementa a escovagem e fio dentário, mas que nunca os substituirá).



Visita o teu dentista regularmente para nunca vires a ter problemas dentários =D




quarta-feira, 4 de março de 2009

Leguminosas


O que são leguminosas?

As leguminosas são grãos de vagens e alimentos Por exemplo são leguminosas :
· vários tipos de feijão (preto, encarnado, manteiga, frade, catarino);
· o grão-de-bico;
· as ervilhas;
· a soja;
· as lentilhas;
· as fava……

As leguminosas são importantes?


Durante muitos anos as leguminosas foram encaradas como fontes alternativas de proteínas, tradicionalmente utilizadas nas dietas mediterrânicas.

Actualmente apresentam-se com uma nova valorização:
Alimentos que trazem benefícios à saúde;
São importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, cancro do cólon, osteoporose e hipertensão;
Ricos em vitaminas e minerais;



Que quantidades devemos comer?

Segundo a roda dos alimentos devemos comer, diariamente 1 porção de leguminosas:
· 1 colher de sopa de leguminosas secas cruas (ex: grão de bico, feijão, lentilhas) (25g); ou
· 3 colheres de sopa de leguminosas frescas cruas (ex: ervilhas, favas) (80g);
ou
· 3 colheres de sopa de leguminosas secas ou frescas cozinhadas (80g).

terça-feira, 3 de março de 2009

Obesidade


A obesidade é uma doença na qual a reserva natural de gordura aumenta até ao ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade.
Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: o excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, apnéia de sono e osteoartrite.



Tratamento


O principal tratamento para a obesidade é a redução da gordura corporal por meio de adequação da dieta e aumento do exercício físico. Programas de dieta e exercício produzem perda média de aproximadamente 8% da massa total. Nem todos ficam satisfeitos com esses resultados, mas até a perda de 5% da massa pode contribuir significativamente para a saúde.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Flúor

Existem, varias formas de fazer chegar o flúor às populações, por exemplo, através de comprimidos de flúor que se dão às crianças desde que nascem até aos 12 anos de idade e, segundo os estudos mais recentes, também às grávidas a partir do 5º mês de gravidez.Estamos a falar do chamado Flúor Sistémico, isto é, flúor que é ingerido.De facto, Os dentes de cada um de nós começam a sua formação por volta do 5º mês de vida intra-uterina e terminam por volta dos 12 anos de idade. É certo que aos 12 anos ainda não nasceram todos os dentes, mas realmente todas as coroas dos dentes já estão formadas embora alguns dentes ainda não tenha rompido.



Depois dessa idade o flúor ingerido não irá influenciar mais os dentes. Depois dos 12 anos de idade a única forma de fazer com que o flúor continue a proteger os dentes é através do contacto directo do flúor com os dentes o que pode ser feito, por exemplo, com o uso de dentífricos que contenham flúor. Hoje em dia a maior parte dos dentífricos modernos têm flúor na sua composição.



Neste caso estamos a falar do Flúor Tópico.



Convém salientar que uma criança que esteja a tomar comprimidos de flúor pode usar com toda a segurança um dentífrico com flúor pois não existe qualquer risco de excesso de flúor, mesmo que a criança possa engolir algum dentífrico.



Nas crianças e adultos com dentes muito frágeis é recomendável que o Médico Dentista ou o Higienista façam Aplicações Tópicas de Flúor regularmente. Este tratamento preventivo consiste na aplicação de um gel especial com altas concentrações de flúor cuja venda está interdita ao público.



Uma última nota relativa à água da torneira: se em sua casa utiliza água proveniente de furo é recomendável que a mande analisar pois poderá conter doses excessivas de flúor (superiores a 1 ppm), e quanto mais profundo for o furo maior é o risco de tal acontecer.


Algumas águas de fontes termais apresentam também valores elevados de flúor sendo por isso impróprias para consumo diário nas crianças e nas grávidas.