domingo, 24 de maio de 2009

10 Regras para uma Boa Alimentação


Para que tenhamos uma alimentação saudável e correcta, é necessário que apliquemos alguas regras na nossa alimentção, no n osso dia-a-dia.
As 10 regras que se seguem são essenciais, para que tenhamos uma vida sã e uma alimentação com qualidade.

- Comer de 5 a 6 vezes por dia;
- O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Não devemos sair de casa sem o tomar;
- Devemos comer devagar, sentados a mesa e mastingar bem os alimentos;
- Ao longo do dia devemos ingerir 1,5l de água;
- Devemos beber 3 copos de leite por dia;
- Comer doces com moderação;
- Ter atenção ao prazo de validade dos alimentos;
- Reduzir o consumo de sal;
- Evitar as refeições fast-food;
- Praticar exercício físico.

Acredita que se aplicares estas regras na tua alimentação, terás uma vida muito mais saudável!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cárie Dentária


O que é uma cárie?

A cárie é a doença que resulta na destruição total ou parcial dos dentes, provocada por bactérias resultantes da placa bacteriana. O início de uma cárie é derivado ao trabalho das bactérias que produzem ácidos e destroem o esmalte dentário.

Como se podem evitar as cáries?

- Fazendo uma correcta higiene oral
- Reduzindo a ingestão de açúcares
- Utilizando flúor
(...)



terça-feira, 28 de abril de 2009

Almoço e jantar

O almoço e o jantar são as refeições que mais frequentemente passamos com a família, falamos, entre garfadas de como correu o dia e sobre as tarefas do dia seguinte. São refeições importantes que devem ser constituídas por prato de sopa, prato principal e sobremesa.

O que é a placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma película aderente e transparente constituída por bactérias e seus produtos, formando-se constantemente sobre os seus dentes e gengivas. É a principal causa da cárie dentária e das doenças periodontais que podem levar à perda de dentes.
Inicialmente esta película assume uma consistência mole e, se não for removida nesta fase, mineralizará, tornando-se dura (designando-se de tártaro). Para remover o tártaro é necessário um conjunto de procedimentos clínicos (destartarização e outros), executados por profissionais de saúde oral.


Como sei se tenho placa bacteriana?

Todos nós desenvolvemos placa bacteriana. As bactérias proliferam constantemente na nossa boca. Para crescerem, estas bactérias utilizam ingredientes encontrados na nossa dieta e saliva. A placa bacteriana, em presença de hidratos de carbono (especialmente açúcares) produz os ácidos que vão desmineralizar os tecidos duros do dente (esmalte e dentina). Assim, sempre que se ingerem alimentos ou bebidas açucaradas, produzem-se ácidos. Com os ataques ácidos repetidos, o esmalte deteriora-se e as lesões de cárie iniciam-se.
A placa bacteriana que não é removida também provoca inflamação gengival, conduzindo à gengivite (gengivas vermelhas, inchadas e sangrantes).
Existem produtos, denominados reveladores de placa bacteriana, cuja principal função é “dar” cor à placa bacteriana. A sua utilização regular é muito útil para visualizarmos a localização da placa bacteriana e desta forma corrigirmos a técnica de higiene oral.



Como posso evitar que a placa bacteriana se forme?
A formação da placa bacteriana é um processo constante na cavidade oral. Contudo podemos prevenir a sua acumulação e as consequências que daí advêm. Assegure-se de que:


• Escova cuidadosamente todas as superfícies dos dentes pelo menos duas vezes por dia;
• Usa o fio dentário diariamente para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes e no sulco gengival;
• Modera o consumo de alimentos e bebidas açucaradas (bolos, bolachas, pão achocolatado, batatas fritas, refrigerantes, etc.), pois estes facilitam a adesão das bactérias às faces dentárias e são usados para a produção de ácidos que destroem os dentes;
• Se necessário, existem agentes antibacterianos (como a clorhexidina), amplamente aplicados em medicina dentária, através de soluções de bochecho ou em dentífricos e que apresentam altas taxas de eficácia na redução e controle do biofilme oral. Aconselhe-se com um profissional de saúde oral.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Merendas (lanchinho da manhã e da tarde)

Não é fácil dar às crianças uma alimentação saudável. Há uma enorme oferta de géneros alimentícios sedutores mais ricos em energia. Frequentemente ingere-se comida sempre que se tem oportunidade. Deste modo o corpo recebe demasiada energia – mais do que pode gastar

Uma nutrição equilibrada e variada dá satisfação. Comida caseira, acabadinha de preparar com géneros da região e da época tem um paladar muito melhor.

Refeições regulares

Refeições tomadas regularmente são importantes. Para as crianças são ideias 6 pequenas refeições por dia. Um bom pequeno-almoço, duas merendas (lanches), uma ceia (um pouco antes do deitar) e quantidade suficiente de líquidos, para além do almoço e do jantar. Deste modo a sensação de fome não será demasiado grande. A criança tem energia suficiente e pode concentrar-se melhor nas aulas.

AS MERENDAS

Lanche saudável para o intervalo na escola

Uma merenda sensata:

· Sacia a fome durante mais tempo;

· É rica em vitaminas e minerais;

· Contém poucas gorduras e nenhum açúcar;

· Contém bebidas não açucaradas.


Não adequado:

· Barrinhas de chocolate, barrinhas de cereais;

· Bolos/biscoitos doces;

· Bebidas açucaradas (chá, gelado, cola, bebidas energéticas,..);

· Snacks que contenham gorduras (batatas fritas).



UMA ÓPTIMA MERENDA

Leite / iogurte / fruta

+

Pão

Sumo Natural

+

Pão com queijo ou fiambre magro

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Ortodontia

A ortodontia é a área da medicina que tem como objectivo estudar a detecção, prevenção e a correcção do conjunto de falhas dos dentes e maxilares.
Quem usa aparelho deve evitar comer doces, guloseimas, bolachas duras, cenouras cruas, pastilhas elásticas e beber bebidas com gás.
Para as crianças:

Uma das últimas tendências da moda "juvenil" é usar aparelho dentário!
Ultimamente, ao passar na rua, só se vêm os jovens e as crianças com "sorriso metálico"!
Penso certamente que "por a minha melhor amiga usar, eu também vou usar, dá estilo"!
Esquecem-se, em primeiro lugar, que o "aparelho dentário" não é um brinquedo que se usa e deita fora, mas sim algo que ajuda a prevenir e corrigir as falhas dos dentes e maxilares e, em segundo lugar, que é muito dispendioso para a carteira!

Para os pais:

Não liguem aos "caprichos" dos vossos filhos. A saúde está muito além da moda e das tendências juvenis da actualidade.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pequeno-grande-almoço

O pequeno almoço é uma refeição muito importante, os nutricionistas até já lhe chamam o “primeiro almoço”, porque nos prepara para o novo dia.

O que devemos comer ao pequeno-almoço?


Quando não tomamos o pequeno-almoço...
A ausência de um pequeno-almoço equilibrado provoca consequências imediatas no seu organismo. Como por exemeplo:
· Menor capacidade de concentração;
· Diminuição de rendimento físico e intelectual;
· Promove o aparecimento de algumas doenças, tais como obesidade ou diabetes;
· Aumento da impulsão de comer demasiado em certas refeições;
· Dores de cabeça e enjoo;
· Regras de ouro para um bom pequeno-almoço
· Comer devagar, mastigando bem os alimentos;
· Tomar num ambiente calmo;
· Sempre à mesma hora;
· Rico em proteínas e hidratos de carbono de absorção lenta e com baixo teor de gorduras;
· Variado.

Aos pais :


Para as crianças que tem dificuldade em tomar o pequeno-almoço ou beber leite, aqui ficam algumas sugestões:
· Varie sabores de leite (chocolate, morango, baunilha...) e experimente fazer batidos com diferentes frutas.
· Se não tem fome logo que acorda, prepare um pequeno-almoço saboroso para comer assim que sinta fome. Algumas ideias: pacotinhos de leite, um iogurte com cereais, uma sanduíche bem recheada, etc.

Refeições

Respeitar as refeições diariamente, quanto aos horários, porções e variedade é extremamente importante, pois quando incorrecto, reflectirá directamente no crescimento e desenvolvimento adequado.

Assim, não demos esquecer que devemos comer de 5 a 6 vezes por dia:
Aos pais


As principais recomendações para a alimentação da criança são:
· respeitar os limites da criança, ofertando quantidades que ela esteja disposta a ingerir e que sejam ideais para suas necessidades.
· a educação nutricional adequada é a formada em casa , tendo como base o convívio familiar.
· os horários das refeições devem ser estipulados e respeitados.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Mau hálito (halitose)


O que é?
Consiste nos odores desagradáveis oriundos da cavidade bucal ou através da respiração.
Desde que o mundo é mundo, as pessoas se lamentam do mau hálito. Há uns 3,5 mil anos, o médico grego Hipócrates já prescrevia um bochecho de vinho com ervas aromáticas para melhorar o hálito. E um jovem fabricante de cosméticos, na velha Roma, ficou riquíssimo quando inventou e começou a produzir essência de hortelã para melhorar o hálito.
Como ocorre?
Cerca de 60% de toda a população mundial tem ou teve mau hálito. Uma das causas básicas do mau hálito ou halitose, está relacionada aos molhos picantes que usamos na nossa alimentação. Após digerirmos alho ou cebola, por exemplo, o seu odor não só se apresenta em nosso hálito, como até recende de nossa pele ou vem do ar que expelimos dos pulmões.
Mas 90% daquele "bafo repulsivo" que muita gente tem procede dos resíduos alimentares daquilo que comemos durante o dia, sem que tenhamos acesso ou tempo para escovar os dentes após cada refeição, mesmo aquele cafezinho do escritório. Minúsculas partículas de comida são acolhidas no intervalo dos dentes, das pontes ou dentaduras que usamos.
Se você padece de placas na gengiva, tal efeito pode perdurar por dias. Muito comum causa de halitose, o acúmulo de alimentos nas reentrâncias das amígdalas gera “fermentação” destas substâncias com a, consequente, proliferação destas bactérias. Há a, eventual, liberação de “farelinhos” malcheirosos recebendo o nome de amigdalite caseosa (caseo amigdaliano)...
A bactéria que vive na boca e se banqueteia com os resíduos de comida que ficam entre os dentes é a primeira causa do mau hálito. Como ela fermenta, seus subprodutos geram gás sulfúreo, o mesmo gás presente no ovo podre. Essas bactérias gostam de se localizar na parte anterior da língua, criando aquele muco esbranquiçado que geralmente constatamos ao acordar pela manhã.
Para nossa sorte, a natureza fez com que o corpo humano tivesse em nossas bocas sua própria defesa anti-bacteriana: a saliva. A bactéria bucal que causa mau hálito é "anaeróbica", isto é, as que gostam de viver em locais onde existe pouco ou nenhum oxigénio. A saliva, dentre outras coisas, contém excesso de oxigénio.
Os cheiros desagradáveis que sentimos ao acordar procede da bactéria que se escondeu em locais sem oxigénio da boca. As glândulas salivares restringem ao mínimo sua produção durante as horas do sono, porque você não está acordado e comendo. A boca resseca, e as bactérias se multiplicam, fazendo com que seu hálito cheire fermentado ao que você comeu na noite anterior.


O que fazer?


Escove os dentes sempre que puder, principalmente após cada refeição. Passe um fio dental entre os dentes e depois bocheche fortemente (se quiser bochechar com uma pitada de bicarbonato de sódio, será mais eficiente)
Aumento do volume da urina,
Depois gargareje para lavar a sua língua, especialmente a parte do fundo.
Para aumentar a produção de saliva na boca, evitando o prejudicial ressecamento, mastigue uma goma de mascar qualquer (preferencialmente diet).
Tenha uma alimentação rica em cenoura, maçã e outros alimentos fibrosos. Eles auxiliam na promoção de uma limpeza total na parte dos dentes que fica na linha das gengivas.


Para diminuir o mau hálito oriundo de excesso de bebida ou do cigarro, procure bochechar três vezes ao dia com água e limão (sem açúcar ou dietéticos). O limão tem ácidos que anulam os odores típicos dessas substâncias.
Beba muita água.
Visite seu dentista pelo menos duas vezes por ano.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Cereais, derivados e tubérculos


Este é o maior sector da Roda dos Alimentos. Neles estão incluídos a batata e todos o cereais e derivados, como o pão, a massa, o arroz e os cereais de pequeno-almoço.
Os alimentos deste grupo são excelentes fornecedores de energia. São ricos em hidratos de carbono que originam a glicose (importante para o nosso organismo quando realizamos actividades que exigem energia). Como não existem reservas desta substância, é ideal o consumo destes produtos a todas as refeições.
Este alimentos, sobretudo os cereais e seus derivados, são também ricos em fibras alimentares, vitaminas, ferro e magnésio.


Os cereais e derivados
Os cereais são sementes ou grãos das plantas com forma de espiga, como por exemplo, o trigo, o arroz, o milho, a cevada, a aveia, etc. Apesar de alguns serem habitualmente consumidos em grãos (arroz, por exemplo), outros são consumidos mais frequentemente como farinha, como é o caso do trigo e seus derivados, como o pão.



Tubérculos
Os tubérculos são as raízes mais grossas de certas plantas, onde se encontram as reservas energéticas, sendo assim muito úteis do ponto de vista nutricional. Os tubérculos utilizados na alimentação são muito diversos. Apesar de a batata ter um papel privilegiado, em grande parte do mundo, em algumas regiões a mandioca ou o inhame são também muito utilizados.
O principal papel da batata é o seu conteúdo em amido, mas também uma pequena percentagem de proteínas, além de vitamina C e magnésio.





Porções diárias recomendadas
  • Pão (50g)
  • 1 fatia de broa (70g)
  • 1,5 batata (tamanho médio) (125g)
  • 5 colheres de sopa de cereais de pequeno-almoço (35g)
  • 6 bolachas (35g)
  • 2 colheres de sopa de arroz/massa crús (35g)
  • 2 colheres de sopa de arroz/massa cozinhados (110g)

sexta-feira, 13 de março de 2009

Cárie Dentária




O que é a cárie?
Por mais cuidado que tenhamos com a nossa higiene oral diária, existem sempre certas doenças que acabam mais tarde ou mais cedo por aparecer na nossa boca. Uma dessas doenças designa-se por cárie. A cárie é a doença que destrói o dente, através de bactérias que se criam na nossa boca, bactérias essas que transformam os restos alimentares em ácidos que atacam os tecidos mineralizados do dente.

Modo de identificar uma cárie
Uma cárie é facilmente identificável se repararmos que temos nas cavidades dos nossos dentes pequenas manchas escuras. Mas um bom diagnóstico acerca de uma cárie é feito apenas por um médico dentista ou por um higienista. Também é possível esse reconhecimento se começarmos a sentir de leves a dores muito intensas, que vão enfraquecendo o dente até à própria “morte”.

É possível prevenir o aparecimento das cáries?

Se os tratamentos de cáries já avançadas têm tantas contrariedades, a prevenção é extraordinariamente simples, consistindo apenas em escovar os dentes 3 ou no mínimo 2 vezes por dia. Um hábito que também ajuda os já referidos é bochechar ocasionalmente com um elixir aconselhado por um dentista (elixir esse que apenas complementa a escovagem e fio dentário, mas que nunca os substituirá).



Visita o teu dentista regularmente para nunca vires a ter problemas dentários =D




quarta-feira, 4 de março de 2009

Leguminosas


O que são leguminosas?

As leguminosas são grãos de vagens e alimentos Por exemplo são leguminosas :
· vários tipos de feijão (preto, encarnado, manteiga, frade, catarino);
· o grão-de-bico;
· as ervilhas;
· a soja;
· as lentilhas;
· as fava……

As leguminosas são importantes?


Durante muitos anos as leguminosas foram encaradas como fontes alternativas de proteínas, tradicionalmente utilizadas nas dietas mediterrânicas.

Actualmente apresentam-se com uma nova valorização:
Alimentos que trazem benefícios à saúde;
São importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, cancro do cólon, osteoporose e hipertensão;
Ricos em vitaminas e minerais;



Que quantidades devemos comer?

Segundo a roda dos alimentos devemos comer, diariamente 1 porção de leguminosas:
· 1 colher de sopa de leguminosas secas cruas (ex: grão de bico, feijão, lentilhas) (25g); ou
· 3 colheres de sopa de leguminosas frescas cruas (ex: ervilhas, favas) (80g);
ou
· 3 colheres de sopa de leguminosas secas ou frescas cozinhadas (80g).

terça-feira, 3 de março de 2009

Obesidade


A obesidade é uma doença na qual a reserva natural de gordura aumenta até ao ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade.
Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: o excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, apnéia de sono e osteoartrite.



Tratamento


O principal tratamento para a obesidade é a redução da gordura corporal por meio de adequação da dieta e aumento do exercício físico. Programas de dieta e exercício produzem perda média de aproximadamente 8% da massa total. Nem todos ficam satisfeitos com esses resultados, mas até a perda de 5% da massa pode contribuir significativamente para a saúde.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Flúor

Existem, varias formas de fazer chegar o flúor às populações, por exemplo, através de comprimidos de flúor que se dão às crianças desde que nascem até aos 12 anos de idade e, segundo os estudos mais recentes, também às grávidas a partir do 5º mês de gravidez.Estamos a falar do chamado Flúor Sistémico, isto é, flúor que é ingerido.De facto, Os dentes de cada um de nós começam a sua formação por volta do 5º mês de vida intra-uterina e terminam por volta dos 12 anos de idade. É certo que aos 12 anos ainda não nasceram todos os dentes, mas realmente todas as coroas dos dentes já estão formadas embora alguns dentes ainda não tenha rompido.



Depois dessa idade o flúor ingerido não irá influenciar mais os dentes. Depois dos 12 anos de idade a única forma de fazer com que o flúor continue a proteger os dentes é através do contacto directo do flúor com os dentes o que pode ser feito, por exemplo, com o uso de dentífricos que contenham flúor. Hoje em dia a maior parte dos dentífricos modernos têm flúor na sua composição.



Neste caso estamos a falar do Flúor Tópico.



Convém salientar que uma criança que esteja a tomar comprimidos de flúor pode usar com toda a segurança um dentífrico com flúor pois não existe qualquer risco de excesso de flúor, mesmo que a criança possa engolir algum dentífrico.



Nas crianças e adultos com dentes muito frágeis é recomendável que o Médico Dentista ou o Higienista façam Aplicações Tópicas de Flúor regularmente. Este tratamento preventivo consiste na aplicação de um gel especial com altas concentrações de flúor cuja venda está interdita ao público.



Uma última nota relativa à água da torneira: se em sua casa utiliza água proveniente de furo é recomendável que a mande analisar pois poderá conter doses excessivas de flúor (superiores a 1 ppm), e quanto mais profundo for o furo maior é o risco de tal acontecer.


Algumas águas de fontes termais apresentam também valores elevados de flúor sendo por isso impróprias para consumo diário nas crianças e nas grávidas.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carne, Peixe e Ovos



Fazem parte deste sector da roda dos alimentos a carne, o peixe, os moluscos, os mariscos e os ovos. São fonte de gorduras, proteínas de origem animal, lípidos, ferro, fósforo e vitaminas A e B.
Este sector corresponde a 5% da roda, e o seu consumo deve se restringir a 1,5 - 4,5 porções diárias.
As carnes, sobretudo as vermelhas e alguns derivados, contêm teores elevados de gordura.
Os peixes, de uma forma geral, são menos gordos do que a carne, mas mesmo assim bons fornecedores de ómega3, muito importante para a saúde cardiovascular.
A carne, peixe e ovos, entram na alimentação diária em quantidades muito superiores ao desejável, sobretudo a carne, que é uma fonte de gordura e colesterol, que devemos ter em consideração. É aconselhável consumir mais vezes peixe e carnes brancas.

A carne

A carne corresponde basicamente ao tecido muscular dos mamíferos e aves. Trata-se de um alimento muito completo, rico em proteínas, gorduras, minerais e vitaminas, apesar de o seu conteúdo em hidratos de carbono ser praticamente nulo.



O peixe e ma
riscos

O peixe, quer o proveniente do mar quer do rio, tem uma composição nutritiva muito parecida com a da carne, embora seja mais fácil de digerir. Dispõe, igualmente, de proteínas e é rico em vitaminas A e D, embora seja pobre em iodo, fósforo, sódio e potássio.
O marisco também é um alimento marinho importante. A sua composição nutritiva é equiparável à do peixe, embora apresente quantidades mais elevadas de colesterol.


Os ovos
O ovo é um alimentos muito completo, pois apresenta proteínas da máxima qualidade, gorduras, minerais e vitaminas.
A clara do ovo (a parte branca) tem uma grande quantidade destas proteínas, vitamina B2 e minerais importantes. A gema (a parte amarela), por outro lado, também dispõe de muitas proteínas, lípidos, minerais (como o ferro e o fósforo), e vitaminas A, D e B. Uma outra particularidade da gema é o seu elevado conteúdo em colesterol, razão pela qual o seu consumo deve ser moderado caso se sofra de doenças cardiovasculares.


Um bife tenro e suculento é geralmente considerado o melhor alimento existente, mas a verdade é que, desde os molusco, passando pelo peixe e chegando à carne, todos têm um valor proteico muito semelhante.

Para uma alimentação saudável, completa e equilibrada, aconselha-se consumir pequenas porções de alimentos deste grupo porque são suficientes para satisfazer as necessidade de aminoácidos essenciais. Gastos muito elevados, sobretudo de carne de mamíferos, ultrapassam as exigências nutricionais e prejudicam a saúde.


terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Fio Dental




O fio dental, geralmente constituído por filamentos finos de nylon, serve para remover a placa bacteriana que fica entre os dentes. Representa um isntrumento de grande importância porque penetra nos espaços entre os dentes que a escova não consegue alcançar, e em conjunto com a escova propiciam um maior poder de remoção da placa bacteriana. O fio dental é inserido entre os dentes e arrastado ao longo deles, especialmente próximo à gengiva. A fita dentária utilizada uma vez por dia ajuda a prevenir doenças orais.



Utilização correcta do fio dental:



1. Cortar aproximadamente 45 cm de fio e enrolar as extremidades nos dedos médios.
2. Usar os polegares e os indicadores para o conduzir cuidadosamente entre os dentes.
3. Penetrar cada linha do fio delicadamente na gengiva, removendo a placa bacteriana que fica entre os dentes.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

3 copos por dia não sabe o bem que lhe fazia






O leite é um dos alimentos mais completos que existe na natureza, pois, contém todos os elementos nutritivos necessários para o crescimento e manutenção da saúde.

Fonte de:

o proteínas (cerca de 30 g de proteínas completas e equilibradas)
o matéria gorda (25 gr. variável em função do tipo de leite)
o hidratos de carbono (cerca de 50 g)
o sais minerais (cálcio, potássio, cloro, iodo, fósforo)
o vitaminas (A, B, e D).

As proteínas e as outras substâncias do leite também existem noutros alimentos mas o cálcio é principalmente fornecido pelos lacticínios, daí o seu consumo não deve ser descurado, sendo um excelente alimento para todas as idades.

175 gr. de carne ou peixes limpos, têm a mesma quantidade de proteínas do que um litro de leite, mas neste há também 1200 mg cálcio, enquanto que a carne somente tem 17 e o peixe cerca de 16 miligramas.

As quantidades de leite necessárias para o bom crescimento do ser humano variam consoante a idade. Conheça os conselhos dos nutricionistas:

Dos 3 aos 9 anos - ½ litro/dia (2 copos)
Dos 0 aos 24 anos - ¾ litro/dia (3 copos)
Grávidas - ¾ litro/dia (3 copos)
Lactentes - 1 litro/dia (4 copos)
Adultos - ½ litro/dia (2 copos)
Idosos - ¾ litro/dia (3 copos)


Boas razões para beber leite


1. Melhor fonte de cálcio - O leite é o alimento natural com a maior concentração de cálcio, essencial à formação e manutenção da integridade dos ossos. Além disso, o leite possui boa quantidade de outros minerais, como o fósforo, que também ajuda na formação dos ossos.2. Cálcio biodisponível - O cálcio do leite, pela forma química e pela presença da lactose, é mais facilmente absorvido do que em outros alimentos.

3. Proteínas de alto valor biológico - As proteínas do leite são muito completas, propiciando a formação e manutenção dos tecidos do organismo.

4. Energia - O leite integral é um bom fornecedor de energia para as actividades do dia-a-dia.

5. Boa fonte de vitaminas - Os leites integrais e os enriquecidos com vitamina A ajudam no crescimento das crianças e melhoram as suas defesas contra doenças infecciosas. No leite é também significativa a quantidade de vitamina B1, importante na produção de energia, e B2, reguladora da utilização de proteínas, gorduras e açúcares.

6. Alimento seguro e versátil - A sua produção e comercialização é rigorosamente fiscalizada, havendo sempre um tipo de leite adaptado às necessidades de cada pessoa - magro, meio gordo, gordo, com fibras, com vitaminas, com cálcio, para as crianças, para futuras mamãs...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Técnica correcta de escovagem

Nas crianças até 5/6 anos



  • O início dos hábitos de higiene oral deve ocorrer logo desde a erupção do primeiro dente do bebé;
  • Devem ser executados suaves movimentos de rotação sobre cada face dentária e em todas as faces, seguindo uma sequência de dente a dente;
  • No final pode ser executada a escovagem da língua, desde a base até à ponta.




Nos adolescentes e adultos

  • Incline a escova em direcção à gengiva num ângulo de 45º de encontro à gengiva e faça pequenos movimentos horizontais e vibratórios, tipo vaivém ou circulares, de modo a que os pêlos da escova limpem o sulco gengival (espaço que fica entre o dente e a gengiva). Faça cerca de dez movimentos nas superfícies dentárias abrangidas pela escova;
  • A escova deve abranger dois dentes de cada vez;
  • Escove com uma sequência que permita que todas as superfícies dentárias sejam escovadas. Comece num extremo do maxilar e acabe no outro extremo;
  • Escove suavemente as superfícies exteriores (do lado da bochecha) e interiores (do lado da língua);
  • Escove as superfícies de mastigação, fazendo movimentos curtos tipo vaivém;
    Escove a sua língua suavemente, desde a base em direcção à ponta, de modo a remover as bactérias e a refrescar o seu hálito;
  • E nunca é demais reforçar: a escovagem dos dentes demora 2 a 3 minutos.



quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Gorduras e Óleos

No contexto de uma alimentação saudável, as gorduras provenientes de diferentes alimentos, são essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo (na produção de membranas celulares, contribuindo para a saúde do sistema nervoso, da pele, do cabelo e também são responsáveis pela saciedade após o fim de uma refeição) e, quando consumidas nas proporções recomendadas (não excedendo os 30% do valor energético diário), são bem toleradas e têm diversos efeitos benéficos. Mas, quando consumidas em excesso e desregradamente, os efeitos prejudiciais são muitos e rapidamente se fazem sentir no nosso estado de saúde.
Este sector, constitui cerca de 2% da Roda dos Alimentos.
As gorduras são nutrientes que estão presentes em alimentos de origem animal e óleos vegetais.
Os alimentos que constituem estes grupo são:
  • azeite
  • óleos
  • banha
  • manteiga
  • natas
  • margarina.
São fonte nutricional de lípidos e de vitaminas A, E, D e K.

Importância das gorduras
  • Fornecem os ácidos gordos essenciais que não podem ser sintetizados pelo nosso organismo e são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes e para a manutenção do estado de saúde físico e mental de adultos;
  • Atrasam o esvaziamento do estômago e por isso regulam o trânsito do bolo alimentar;
  • Possuem grande capacidade de saciar o apetite, contribuindo assim para a diminuição da quantidade de alimentos consumidos.

Consequências do consumo excessivo de gorduras
  • Aumentam o valor energético total consumido diariamente, consequentemente aumentam os depósitos de gorduras corporais, elevando o risco do aparecimento de excesso de peso e obesidade;
  • Aumento o risco de aparecimento de diversas doenças como: doenças cerebrais e cardiovasculares, hipertensão arterial, arteriosclerose, colesterol sanguíneo elevado, determinados tipos de cancro (cólon, mama, próstata, entre outros), etc.;
  • Dificultam o processo digestivo, originando indisposições e enfartamentos.

Alguns conselhos úteis
Referente à forma mais saudável de preparação dos alimentos, podemos citar que podemos confecciona-los de diversas formas sem ser fritos, podemos assa-los, grelha-los ou coze-los e sempre com pouca gordura.

Dicas:
  • Os alimentos fritos devem ser sempre bem escorridos;
  • Não se deve misturar óleo novo com óleo velho;
  • Não se deve misturar óleo de girassol, com óleo de soja, ou de amendoim, escolha um somente;
  • Para fritar não se deve usar óleo já usado;
  • O óleo de fritar batatas não deve ser reutilizado mais do que três vezes.
  • Utilize óleo e azeite para temperar legumes e saladas.


terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Pasta Dentífrica

Se devemos usar uma escova adequada aos nossos dentes, também devemos ter uma pasta de dentes com determinadas características:



- Pasta que previna o aparecimento de cáries na dentição mista e definitiva.

- Que reduza a dor de dentes.

- Que contenha uma quantidade certa de flúor, pois flúor absorvido em excesso pode causar fluorose, manifestando-se no aparecimento de manchas brancas e acastanhadas do esmalte que são irreversíveis.



A pasta de dentes é uma espécie de creme usado para higienizar os dentes.



A pasta dentífrica vem numa variedade de sabores, sendo a maioria de sabores a menta, apesar de também existirem pastas sem sabor. A pasta de dentes deve ser cuspida. Alguns tipos de pasta de dentes se forem engolidas em quantidades insuficientes podem causar náuseas, fluorose ou diarreia. Por isso é recomendado às crianças não utilizá-las sem supervisão de adultos. Um tubo de pasta de dentes fluoretada, se ingerido, pode levar a morte por envenenamento a qualquer pessoa.